É possível explicar jogar Videogame?

Read Time:2 Minute, 40 Second

É possível explicar Jogar Videogame?

Iniciando no Área 78 filosofando, acho que não deveria começar assim, mas, se o Caio autorizar, só vamos.

Sou Markin e jogo videogame desde meus 8 ou 9 anos, eu acho. Por que eu digo “eu acho”?

Explico porque meus pais, na minha infância, não tiveram condições suficientes para manter videogames em casa. Tanto que meu primeiro videogame foi um Mega Drive 3, em meados dos Anos 90, e vivi muito tempo dos aluguéis das locadoras, principalmente da Saudosa Scorpions Games, que saudade. E vivi muito tempo apenas com 6PAK, UMK3, Street Fighter 2 e um Super Mônaco GP.

Não tinha muita liberdade como hoje para jogar por horas. Tínhamos tempo limitado, de algumas horas, pois o Pai queria assistir às notícias, e a Mãe assistir à novela. Nesse meio tempo, eu adorava a propaganda eleitoral, pois era o tempo que eu tinha para jogar videogame à noite. Mas retornando ao título, talvez sim seja possível explicar o que é Jogar Videogame.

No meu caso, olhar os quadrinhos, desenhos animados, e até filmes, me identificava com o herói do dia, tentava identificar o quão bom eu poderia ser para as pessoas, e como aquilo poderia ser bom para a sociedade em um todo. Por exemplo: Homem Aranha e o susto que tomei quando aluguei o Maximum Carnage, “E a dificuldade do jogo não foi um dos sustos”, mas sim encontrar o Venom ao lado do Homem Aranha para salvar a cidade.

E esses sentimentos alheios a outras obras, criar a si mesmo no Winning Eleven e jogar profissionalmente futebol, ou ser apenas o gestor do time, efetuar as contratações corretas e montar um time estrelado, são sensações maravilhosas.

E são essas sensações que hoje em dia me fazem jogar videogame. Atualmente, tenho jogado Elden Ring, e me sinto como literalmente um Cavaleiro, em busca de desafios, chefes extremamente fortes, a fim de desafiá-los a um duelo contra a minha GreatSword. E não se enganem, entrar no personagem que estou jogando faz de mim cada dia mais um aficionado por games. Meu pai diz ser vício, porque toda vez que ele me encontra, ele fala:

“Esse jogo de novo, você não está viciado nele não?”

Não consigo responder nem que sim, e muito menos que não, mas apenas digo que estou apreciando uma obra de arte, que me faz esquecer muito, mas muito dos problemas do dia a dia, das frustrações que nós mesmos nos colocamos.

Mas Markin, você ainda não explicou, o que é Jogar Videogame?

Jogar videogame, em minha humilde opinião, é você ser capaz de viajar para qualquer lugar, ser qualquer ser, e ou pessoa possível. Jogar videogame é você ter a oportunidade de se tornar um cavaleiro, lutar contra as forças do mal como Adol em YS 5 de Super Nintendo, ser contratado como coletor de cristais, e depois entender que há uma cidade desaparecida misteriosamente. Você pode ser seu super-herói favorito, seja ele qual for, Batman, Mulher Maravilha, entre outros. Você pode ser um robô com conhecimentos humanos e lutar contra outros robôs que desejam dominar o mundo. Jogar videogame é a simples sensação de você ser o que você quiser ser.

Happy
Happy
60 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
40 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
100%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

2 thoughts on “É possível explicar jogar Videogame?

  1. Bela definição, Markin!
    Jogo desde os meus 5 anos de idade, quando ganhei um Master System usado do meu pai. Desde então nunca mais parei.
    Jogar videogame é um prazer, um momento magnífico, onde todos os problemas se esvaem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous post Adeus Akira Toriyama …
Next post Tendência a fazer coleções.