Muitas das vezes quando ouvimos falar em terror espacial lembramos automaticamente de Alien o 8º Passageiro, Enigma de outro mundo, Enigma do horizonte entre outros.
Temos como percepção que os monstros, ETS e invasores de corpos seriam os piores monstros que poderiam existir, Aniara prova o contrário, mostra que nossos piores medos estão dentro de nós( ansiedade, depressão, pânico) isso tudo em uma nave espacial.
Baseado no livro – poema de 103 cantos escrito por Harry Martinson em 1956, o filme é uma produção sueca dirigido por Hugo Lilja e Pella Kågerman.
Mas o que Aniara tem de diferente de outros filmes cientificos ? – Bem vamos a sinópse :
A história se passa no futuro, quando a Terra está completamente destruída e a humanidade está tentando colonizar Marte. A nave espacial Aniara é responsável por transportar os colonos de um planeta para outro, mas algo dá errado durante a viagem e a nave é desviada de sua rota original. Com isso, a tripulação e os passageiros ficam presos em um espaço vazio e sem fim, sem esperança de encontrar um caminho de volta para casa.
Com essa premissa vemos a necessidade de cada tripulante e passageiro na nave, vendo seus isolamentos, seus medos e inseguranças.
O ponto forte do filme é a inteligência artificial (Mima) que é cuidada pela tripulante Mimarobe (Emelie Garbers), Mima no começo do filme é vista somente como um entretenimento sem graça pelos passageiros da nave, o que faz Mimarobe se sentir desmotivada com sua função como tripulante.
Porém após o problema ocasionado com a nave, a procura de Mima pelos passageiros é constante (gerando até filas) , mas por que isso ?
Mima é tipo um filtro, remove pensamentos de ansiedade e pânico em passageiros, em algo calmo e tranquilo, porém tudo isso tem um preço, os pensamentos dos passageiros, faz MIMA não aguentar tanto sofrimento filtrados, o que faz ela cometer um tipo de suicídio virtual , deixando de funcionar.
Com isso o clima se torna mais tenso na nave, fazendo pessoas cometerem suicídios, ou até mesmo criando uma religião baseado em Mima.
Todo esse enredo segue o dia a dia dos passageiros, com um capitão que vamos dizer arrogante, que não acredita que Aniara se tornou um sarcófago espacial e que o futuro é incerto para todos.
Assistir o filme é melhor modo de ter uma opinião sobre, é um filme que nos faz refletir todas as nossas ansiedades, incertezas e por que não também o nosso questionamento de viver nesse planeta?
É o tipo de filme que após assistir ficamos estático pensando nele, principalmente referente ao final!
Caso queiram assistir o mesmo se encontra no Amazon Prime.
Segue trailer:
E aí, pessoal! Meu nome é Caio Nery e sou um Analista de Sistemas gamer, apaixonado por cinema e pai de uma princesa linda. Meu hobby favorito é jogar videogames, desde os clássicos do Atari até os mais modernos e avançados.
Além disso, eu sou um grande fã de quadrinhos, desenhos, animes e filmes dos anos 80 e 90! Adoro mergulhar na nostalgia e relembrar as histórias que marcaram a minha infância e adolescência.
Também sou um dos integrantes do Podcast Paralello! Lá, eu falo sobre tudo o que mais amo: games, filmes, TV e muito mais! Sempre trazendo temas atuais e também nostálgicos.! Venha nos ouvir!
Podcast Paralello
https://linktr.ee/podcastparalello