Recentemente, o CEO da Take-Two, Strauss Zelnick, trouxe à tona discussões empolgantes sobre a possível utilização de Inteligência Artificial (IA) no aguardado Grand Theft Auto 6. Durante a Cúpula do Conselho Internacional Paley, realizada em 7 de novembro, Zelnick enfatizou o potencial da IA no desenvolvimento de jogos, com foco especial na melhoria das interações com NPCs (Personagens Não-Jogáveis).
Tradicionalmente, as interações entre jogadores e NPCs são programadas, muitas vezes resultando em experiências consideradas “pouco interessantes” por Zelnick. No entanto, ele apontou que a IA generativa poderia ser a chave para tornar essas interações verdadeiramente “interessantes e divertidas” através da geração dinâmica de diálogos e da introdução de variedade.
No entanto, Zelnick também salientou que, embora a IA generativa possa oferecer benefícios substanciais, ela não necessariamente será mais rápida e econômica. Suas opiniões ecoam seu otimismo cauteloso sobre os avanços na tecnologia de IA no desenvolvimento de jogos, expresso em ocasiões anteriores.
Além disso, durante uma teleconferência de resultados da Take-Two, Zelnick tranquilizou os fãs ao afirmar que GTA 6 está “completamente protegido” de possíveis atrasos, mesmo se houver uma greve dos atores de videogame da SAG-AFTRA. A Take-Two esteve envolvida nas negociações durante a greve mais recente, que resultou em um acordo provisório com a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão. Este acordo visa incluir “disposições sem precedentes para consentimento e compensação que protegerão os membros da SAG-AFTRA da ameaça da IA”.
Embora a Take-Two não tenha confirmado nem negado o uso de IA no desenvolvimento do GTA 6, a Microsoft anunciou recentemente uma parceria com a Inworld AI para criar ferramentas de IA destinadas aos estúdios do Xbox. Essas ferramentas incluem um “copiloto de design de IA” e um “mecanismo de tempo de execução de personagens de IA”. A Inworld AI é conhecida por estar por trás da tecnologia utilizada no mod Sentient Streets para o GTA 5, permitindo aos jogadores interagir com NPCs e criar diálogos em tempo real. Essas novas tecnologias podem prometer avanços empolgantes na próxima geração de jogos da Take-Two.
E aí, pessoal! Meu nome é Caio Nery e sou um Analista de Sistemas gamer, apaixonado por cinema e pai de uma princesa linda. Meu hobby favorito é jogar videogames, desde os clássicos do Atari até os mais modernos e avançados.
Além disso, eu sou um grande fã de quadrinhos, desenhos, animes e filmes dos anos 80 e 90! Adoro mergulhar na nostalgia e relembrar as histórias que marcaram a minha infância e adolescência.
Também sou um dos integrantes do Podcast Paralello! Lá, eu falo sobre tudo o que mais amo: games, filmes, TV e muito mais! Sempre trazendo temas atuais e também nostálgicos.! Venha nos ouvir!
Podcast Paralello
https://linktr.ee/podcastparalello