Na última edição da gamescom latam, fomos agraciados com uma incrível variedade de novidades no mundo dos indies, representando diversos países. Observamos claramente como outros países investem em novos desenvolvedores e oferecem oportunidades. Não estou desmerecendo os talentos brasileiros, pelo contrário, temos grandes desenvolvedores e indies de qualidade. O que falta é a oportunidade de serem ouvidos e assim conseguir mostrarem seu valor. Muitos desenvolvedores brasileiros conseguem superar esses desafios, mas enfrentam processos burocráticos árduos e a maioria dos investidores são fora do universo dos games o que se torna mais dificultoso , pois a visão do lucro se torna maior!
Por que esse desabafo, Area78?
A verdade é que estamos perdendo muitos projetos promissores. Um exemplo é um FPS desenvolvido pela Solo Studio.

Quando assisti ao trailer pela primeira vez, senti uma mistura de H.P. Lovecraft com uma pitada de Love, Death & Robots. O game promete muito!
Confira o trailer abaixo.
Conversamos com Solyy, CEO da Solo Studio e criador da ideia por trás do jogo. Confira abaixo a entrevista:
Sobre o Trailer
- Qual foi a inspiração para o trailer do jogo?
Me inspirei em alguns filmes de terror e nos jogos Evolve e Alien Isolation. - Quanto tempo levou para produzir o trailer?
3 semanas. - Quem dirigiu o trailer?
Eu, Solyy. - Quais foram os principais desafios na criação do trailer?
O principal desafio é que não podemos parar o desenvolvimento do jogo para fazer trailers. Então, aloquei somente 2 pessoas da equipe para montar a parte visual (eu e outro). Além disso, como somos novos no mercado, geralmente quando montamos um trailer também usamos a oportunidade para experimentar e testar novas tecnologias. Isso sempre gera muitos desafios. - O trailer foi bem recebido pelo público?
Sim, nossos seguidores ficaram impressionados com a qualidade que entregamos! - Há algum easter egg no trailer que os fãs deveriam procurar?
Sim, eu sempre coloco um easter egg para os mais atentos. - O trailer apresenta algum personagem principal do jogo?
Sim, todos os personagens estarão presentes no game. - Vocês planejam lançar mais trailers ou teasers antes do lançamento?
Com certeza, os trailers não são apenas uma forma de engajar a comunidade, mas também uma forma da gente explorar, testar e aprender novas tecnologias, softwares, etc.

Sobre a Dublagem
- Quem são os dubladores principais?
Para o Trailer, conseguimos ajuda de 4 dubladores. Dois deles trabalham profissionalmente com dublagem, os outros são fãs do projeto. - Vocês pretendem contratar dubladores famosos?
Sim, a dublagem brasileira é considerada uma das melhores do mundo. E quero usar isso para realçar o projeto. - Como foi o processo de escolha dos dubladores?
Como minha comunidade é muito grande, decidi fazer uma audição para escolher os melhores dubladores. Fiz um formulário mostrando os 4 personagens e suas características e pedi para meus seguidores submeterem áudios para os personagens que tinham interesse de dublar. Recebemos mais de 1000 submissões. Dividi a tarefa de escutar cada um dos áudios pela equipe e escolhemos as vozes que, para nós, mais se encaixavam nos personagens. - Vocês vão oferecer dublagem em outros idiomas?
Sim, em inglês. - Houve alguma cena particularmente desafiadora para dublar?
Não. Eu fiz uma reunião pessoal com cada um dos dubladores escolhidos e passei pelo roteiro inteiro com eles, explicando como seria o vídeo. Só isso já foi suficiente para todos entenderem o cenário do trailer e interpretarem um bom papel. - Vocês tiveram alguma influência de dublagens de outros jogos ou filmes?
Nenhum em específico.

Sobre o Enredo
- De onde veio a ideia para o enredo do jogo?
É uma ideia que tive há muito tempo e sempre quis desenvolver. - Quem escreveu a história do jogo?
Eu, Solyy. - Há planos para expandir a história em futuras expansões ou sequências?
Não posso responder. - O enredo é linear ou há múltiplos finais possíveis?
Não posso responder. - Vocês se inspiraram em algum livro, filme ou série específica para criar a história?
Nenhum em específico, mas sempre gostei muito dos filmes do Alien. - Há personagens humanos com histórias complexas no jogo?
Sim. - A base que é atacada tem alguma história ou passado significativo?
Sim. - O enredo evolui através de cutscenes ou diálogos durante o jogo?
Sim. - Vocês planejam lançar algum material adicional, como quadrinhos ou livros, para expandir o enredo?
Até o momento, não.

Sobre a Inspiração
- Quais elementos de outros jogos vocês queriam evitar em seu projeto?
Elementos Pay-To-Win, passe de batalha, microtransações, tudo de mal que existe nos jogos hoje em dia… - Quais foram as principais fontes de inspiração para o design dos seres?
Principalmente filmes de terror. - O ambiente e a atmosfera do jogo foram influenciados por algum lugar real?
Usamos muitas referências de lugares reais, mas nenhuma em específica.
Sobre o Desenvolvimento
- Qual é a engine usada para desenvolver o jogo?
Unreal Engine 5. - Quantas pessoas estão trabalhando no projeto?
Atualmente 6 pessoas trabalham no projeto. - Qual foi o maior desafio até agora no desenvolvimento?
Encontrar investidores para o projeto. - Vocês planejam lançar o jogo para quais plataformas?
PC e Consoles. Ainda estamos considerando mobile, mas seria uma decisão muito ambiciosa. - Há previsão de lançamento?
Ainda não. - Vocês planejam lançar uma versão beta ou demo antes do lançamento oficial?
Sim. - O jogo terá suporte para multiplayer?
Sim. - Há algum plano para DLCs ou conteúdo adicional pós-lançamento?
Não posso responder. - Vocês estão trabalhando com algum parceiro ou publisher?
Não. - Como os fãs podem acompanhar o progresso do desenvolvimento e se envolver com a comunidade do jogo?
Principalmente pelo Discord e Instagram.
Instagram: @eusolyy - Quais são as dificuldades de lançar um game no Brasil?
Ainda estamos muito no início do desenvolvimento, mas pelo menos por agora… Tenho achado difícil encontrar apoio financeiro para continuar o projeto (tanto por parte do governo, quanto por parte de investidores).
O Area78 está muito ansioso para jogar esse game, torcemos para dar certo esse novo projeto, e parabéns a equipe da Solo Games. Maiores atualizações sobre o desenvolvimento do game basta seguir :
Site : www.solo-game-studio.com
Instagram: @eusolyy
Demais informações : linktr.ee/eusolyy
E aí, pessoal! Meu nome é Caio Nery e sou um Analista de Sistemas gamer, apaixonado por cinema e pai de uma princesa linda. Meu hobby favorito é jogar videogames, desde os clássicos do Atari até os mais modernos e avançados.
Além disso, eu sou um grande fã de quadrinhos, desenhos, animes e filmes dos anos 80 e 90! Adoro mergulhar na nostalgia e relembrar as histórias que marcaram a minha infância e adolescência.
Também sou um dos integrantes do Podcast Paralello! Lá, eu falo sobre tudo o que mais amo: games, filmes, TV e muito mais! Sempre trazendo temas atuais e também nostálgicos.! Venha nos ouvir!
Podcast Paralello
https://linktr.ee/podcastparalello