Terrifier 3! Um retorno esperado em uma época inesperada!

AREA 78 | Terrifier 3! Um retorno esperado em uma época inesperada!
AREA 78 | Terrifier 3! Um retorno esperado em uma época inesperada!

Introdução Introdutória
Sim, eu agora decidi que vou começar a fazer também algumas pequenas reviews sobre filmes e séries, e nada melhor do que começar justamente pelo nosso querido palhaço Art. A convite da Diamond Filmes, estive na pré-estreia (magnífica, para não dizer perfeita) dessa atual trilogia peculiar. De cara, agradeço pelo grande convite e oportunidade; quem sabe isso não acontece de novo, hein? A review terá dois principais núcleos: um sem spoilers e um com spoilers. Irei avisar previamente em ambos, assim, caso você se interesse, não vai tomar um grande spoiler na cara. Irei maneirar, claro. Bom, bora para a review!

AREA 78 | Terrifier 3! Um retorno esperado em uma época inesperada!

Terrifier (Filmes)
Para aqueles que não são muito familiarizados, darei uma breve explicação: Terrifier é uma trilogia de filmes de horror/terror bem puxado para o gore, na qual acompanhamos Art, o palhaço, um ser muito animado e brutal ao mesmo tempo que tem um único objetivo: matar quem der na telha, bem ao estilo dos filmes slashers antigos, e claro, sempre usando das formas mais criativas e diferentes para fazer isso. Algo que foi mostrado com maestria nesse novo filme. Então, antes de adentrar nesse mundo, saiba que esse tipo de filme pode não ser para todo mundo. Caso você seja relativamente fraco para filmes muito gráficos, esse pode te pegar de jeito. E se você, como eu, é um amante desse tipo de filme, saiba que está no lugar certo.

AREA 78 | Terrifier 3! Um retorno esperado em uma época inesperada!

Art, o Palhaço
Bom, começando pela parte sem spoilers, claro: geralmente os filmes são (Terrifier (2016), Terrifier 2 (2022) e o curta de 2013) e seguem uma linha bem simples. O palhaço costuma atacar na gloriosa época do Halloween, na qual ele se disfarça bem entre as milhões de pessoas fantasiadas, o que até ajuda ele conforme os filmes vão se desenrolando. Porém, nesse terceiro filme, temos algo diferente: ele faz seus ataques no Natal. Muito se especula pelos trailers o motivo de isso ter mudado, mas é algo que chega a ter uma explicação plausível no filme. Uma diferença notável do terceiro filme da saga em relação aos anteriores é a clara alta qualidade geral, tanto sonora quanto visual. Nos primeiros filmes, por serem de um orçamento relativamente menor, era possível notar o que eu gosto de carinhosamente chamar de “bonecão”, que seria o manequim dublê para cenas de corte e desmembramento (que são muitas nos filmes). Isso é algo que eu adorei ver, pois nesse terceiro filme foi extremamente melhorado a ponto de ser realmente imperceptível. Existem muitas cenas gráficas no filme nas quais é difícil até de saber onde começa uma prótese e onde já está o ator real. Inclusive, eu fiquei curioso sobre como foram feitos a maioria desses efeitos, visto que, como um bom serial killer, Art costuma perseguir suas vítimas, o que acaba criando ótimas cenas de pernas e braços pendurados e momentos interessantes de pernas quase quebradas, sendo totalmente destruídas com o peso do corpo. Isso é algo que realmente é bem feito, visto a vasta quantidade de armas utilizadas pelo nosso palhaço em todos os filmes, algo que foi muito bem incrementado no terceiro filme da saga, trazendo alguns novos aparatos, por assim dizer.

AREA 78 | Terrifier 3! Um retorno esperado em uma época inesperada!

História
Falando um pouco sobre a forma como a história é contada no filme, ainda sem spoilers, temos dois núcleos principais: o de Art buscando sua próxima vítima e o de Sienna, a sobrevivente do filme anterior, que volta para o atual filme cinco anos depois dos acontecimentos da morte de sua mãe e amigos no filme anterior, ainda com muitos traumas e um grande medo do nosso querido palhaço aterrorizante. Temos uma grande melhoria, inclusive, na forma como a história está sendo contada. No primeiro filme, eu senti falta de um pouco mais de história para tudo que estava acontecendo, coisa que no segundo filme eu senti que foi colocado um pouco demais. Já nesse filme, está perfeitamente dosado. Você tem uma quantidade boa tanto de história quanto das cenas de morte e carnificina protagonizadas por Art. Um ponto certeiro para o que eu acho que deve ser um padrão para os filmes seguintes, que eu espero que já estejam sendo planejados.

AREA 78 | Terrifier 3! Um retorno esperado em uma época inesperada!

Terrifier 3
Por fim, antes da parte final com spoilers, eu gostaria de fazer uma geral sobre o filme: ele não é perfeito, possui algumas conveniências em momentos críticos e alguns momentos que podem faltar explicações próximas do final, mas isso não é algo que vai estragar sua experiência com o filme. Terrifier 3 é uma grande e fácil recomendação para os amantes do terror, com uma ambientação incrível, takes muito bem elaborados e que conseguem te deixar imerso no filme, com uma pitada boa de comédia em momentos pontuais. Esse filme consegue trazer tudo de bom dos filmes anteriores juntamente com coisas novas e ótimas ideias. Eu consigo pensar em muitas possibilidades e até fico curioso sobre possíveis novas formas de nosso querido palhaço fazer suas vítimas futuramente. E claro, agora vamos partir para o bloco de spoilers.

AREA 78 | Terrifier 3! Um retorno esperado em uma época inesperada!

Bloco com Spoilers
Essa é a parte que muitos devem já estar esperando, então um último aviso: daqui para frente é por sua conta e risco. E bom… para onde Art foi no final do filme? Eu tenho algumas teorias sobre ele provavelmente não ter desistido de matar Sienna. Visto que a última hospedeira do demônio foi morta, provavelmente ele vai tentar encontrar mais alguém para ajudar nessa caçada. Como eu comentei anteriormente, o filme possui uma conveniência no roteiro estranha, que é a parte em que Sienna tem a chance de abrir o presente e pegar a espada que mataria Art novamente, igual no filme anterior, o que, pessoalmente, creio que poderia ter sido feito de outra forma. Mas eu entendo que isso também é uma abertura para continuações com ela na saga, ao invés de ser algo igual ao primeiro filme, onde todo mundo morre, inclusive o Art. Esse é o primeiro filme da saga em que ele não sai morto ou gravemente ferido, mas sim com um leve corte na barriga, considerando o que ele já sofreu. No geral, eu diria que veremos Sienna mais algumas vezes antes de acontecer uma possível morte dela, visto que algo que está sendo mostrado em Terrifier 2 e 3 é que ela seria uma espécie de escolhida, sendo a principal contraparte de Art nessa matança toda. Por isso, estou interessado agora basicamente em como nosso querido Art vai dar a volta por cima e voltar para a matança. Vamos aguardar os próximos capítulos.

Terrifier 3 estará disponível a partir do dia 31 de outubro nos cinemas. Garanta já sua pré-venda no cinema mais próximo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *