Atenção : Análise com uma pitada de spoilers
Com um vilão que parece ter saído da novela Kubanacan, explosões que seriam aprovadas pelo Michael Bay e um roteiro confuso (se é que tem roteiro), Velozes e Furiosos 10 é mais do mesmo da franquia, porém não deixa você entediado.
No dia 15/05, fomos convidados pela Universal Pictures Brasil e pela loja Fast para a pré-estreia de Velozes e Furiosos 10 no Cinépolis do shopping JK Iguatemi.
Como sempre, as coisas aqui no Paralello são um pouco atrasadas, e a opinião está saindo com uma semana de atraso.
O filme começa no Rio com a visão de Dante (interpretado por Jason Momoa) sobre o assalto do caixa forte em Velozes e Furiosos 5: Operação Rio (2011), onde Toretto (Vin Diesel) e sua equipe roubaram um caixa forte cheio de dinheiro para tentarem sair do mundo do crime. No entanto, como sabemos, isso resultou na morte de Hernan Reis, pai do vilão de Fast X.
Voltando aos dias atuais, vemos o carro de Toretto realizando manobras incríveis, e quando a câmera se aproxima, descobrimos que o piloto é o pequeno Brian, filho de Toretto apresentado em Velozes e Furiosos 9. Logo em seguida, eles voltam para casa para mais um dos tradicionais almoços em família.
Todos estão presentes: Letty, Han, Roman, Tej, Megan, Mia e Albuelita. Nessa cena clássica da franquia, há um lugar vazio à mesa com um prato colocado como uma homenagem ao ator Paul Walker, que faleceu em 2013.
Após o almoço, vemos Dominic na garagem olhando para fotos que relembram toda a trajetória da franquia, enquanto toca uma versão instrumental de “See You Again” do Wiz Khalifa. Sua mãe, Albuelita, diz que seu pai estará sempre em seu coração, mais uma homenagem a Paul.
Após as homenagens, Han entra na garagem e comenta sobre a missão que estão prestes a realizar com Toretto, que lhe diz que ele irá supervisionar Roman na liderança de uma missão em Roma, na Itália, com Tej e Megan, a pedido de Dante.
Após a viagem, na noite anterior ao golpe, Cipher (interpretada por Charlize Theron, a vilã de Velozes e Furiosos 8 e 9) bate na porta de Dom, toda arrebentada após uma batalha contra Dante, onde ela se recusou a ajudá-lo a destruir o mundo. Dante diz a Cipher que, ao contrário dela, ele não quer dominar o mundo, mas sim destruí-lo (neste momento descobrimos que a personagem de Charlize Theron aprendeu a lutar).
Torreto e Letty contatam a agência para prender Cipher, e quando “Ninguémzinho” (Scott Eastwood) pede a Dom para reunir o restante da equipe e irem atrás de Dante, Dom responde que não pode, pois eles foram na missão solicitada por ele. Ambos entendem que a missão em Roma é uma grande armadilha de Dante. Torreto e Letty vão atrás dos outros membros da equipe em Roma, e a partir daí todos nós sabemos o que acontece, certo? Corridas, explosões, tiros, falas exageradas e mais explosões. A diferença aqui é que há uma bomba em forma de uma grande esfera rolando pela cidade, e Dom a atinge com seu carro pelas ruas de Roma, rumo ao Vaticano, para jogá-la ao mar e reduzir o impacto da explosão. Dom consegue jogar a bomba em um rio, diminuindo o impacto, mas não evitando a devastação de uma parte do Vaticano. Isso faz de Dom o homem mais procurado do mundo, juntamente com toda a sua família.
Letty, que estava perseguindo Dante após a explosão, é capturada pelos policiais e levada para uma prisão de segurança máxima em algum lugar do mundo. Na agência secreta, vemos Aimes (Alan Ritchson), o novo responsável por capturar Toretto e sua família, liderando uma votação. Ele assume o comando após o desaparecimento do Senhor Ninguém (Kurt Russell) em V.F9. Durante a reunião, que decide prender todos os membros da família Toretto, a senhorita Ninuem (Brie Larson) se opõe e diz que resolverá as coisas do seu jeito. Com a ordem de prisão emitida para a equipe em todo o mundo, eles se separam. Han, Roman, Tej e Megan fogem de barco para a Inglaterra, onde encontram Shaw (Jason Statham), exatamente na cena extra de V.F9, onde ele descobre que sua mãe é uma das pessoas que financiam Dante.
Dom vai para o Brasil para descobrir mais sobre a história de seu inimigo Dante e se envolve (não sei como, hahaha) em uma corrida com Dante, na qual, se perder, ele se entregaria a Dom (sério?!). Durante a corrida, que por algum motivo que não entendi (ahhh, o roteiro), Diego de V.F5 e a nova líder Isabela (DANIELA MELCHIOR) também participam. Alguém morre nesta corrida, e alguém é salvo por Torreto. Mas o resultado da corrida é que Torreto salva Isabela (quem será que morreu? Haha) e descobre que ela é irmã da mãe de seu filho Brian, Helena, e que ela está tentando entender o submundo e tem todas as informações sobre Dante. Ela explica que Dante sempre teve problemas psicológicos, e Dom decide ir à delegacia de V.F5 em busca de pistas sobre Dante (ahhh, o roteiro²).
Chegando na armadilha de Dante, que se assemelha ao estilo dos jogos mortais, mas sem mortes (afinal, ninguém morre nesta franquia, exceto no mundo real, às vezes). A armadilha de Dante resulta na prisão de Toretto por Aimes. Neste momento, o filme muda para a casa de Toretto, onde Brianzinho e Mia estão jogando Hot Wheels Unleashed (que, aliás, é um jogo bem divertido), e a casa é invadida pela agência, pois toda a família está sendo procurada ao redor do mundo. É nesse momento que Jakob Torreto (John Cena) aparece, metendo tiros e socos em geral, e leva seu sobrinho sob seus cuidados para um esconderijo do Grupo em Portugal. Dá-se a entender que, nos 8 anos entre os filmes 9 e 10, Jakob esteve bastante presente no crescimento de Brianzinho. Os poucos momentos de interação entre os dois durante essa viagem são bastante engraçados. John Cena na tela é mais agradável do que The Rock contracenando com crianças… Só queria deixar esse comentário em aberto mesmo.
De volta ao Brasil, Toretto está sendo transportado preso por Aimes em um carro-forte, e quando estão cruzando a mesma ponte do V.F5, são atacados por Dante e seus capangas. E aí vocês já sabem… explosões, tiros, falas sem sentido e exageradas, e mais explosões. No final das contas, Dante foge e vai atrás de Brianzinho e Jakob em Portugal. Letty, que havia sido enviada para a enfermaria pela Srta. Ninguém como parte do plano de fuga, encontra e entra em confronto com Cipher. Eles escapam da prisão de segurança máxima (com o mínimo de segurança possível) e descobrem que estão na Antártida, o que serve apenas para ter uma cena de 5 segundos com Gisele (Gal Gadot, eu não disse que ninguém morre aqui?). Chegamos à reta final do filme em Portugal. Dante persegue Jakob e consegue sequestrar Brianzinho de uma forma incrível. Brianzinho se joga no carro do pai, no melhor estilo da franquia, inaugurando o que podemos chamar de “o poder do filho do protagonista” (ahhh, o roteiro…).
E temos como desfecho a explosão da barragem e do carro descendo em meio às explosões (cena do trailer). O filme encerra com a explosão de um avião tripulado por parte da equipe, que é atingido por um lança-foguetes disparado por um traidor. Mas você terá que descobrir tudo isso em um cinema perto de você!
Velozes e Furiosos X estreou em 18 de maio em versões dubladas e legendadas. O filme foi dirigido por Louis Leterrier, conhecido por seus trabalhos em filmes como ‘Carga Explosiva’ (2002) e ‘Carga Explosiva 2’ (2005), ‘Truque de Mestre’ (2013), a série de 2017 ‘O Cristal Encantado: A Era da Resistência’ e também a série ‘Lupin’ de 2021. Com base nesse histórico cinematográfico, podemos imaginar que ele se encaixou perfeitamente em Velozes e Furiosos.
Velozes e Furiosos X foi só o começo! A parte dois já está programada para chegar às telonas em 2025, e acredite ou não, Vin Diesel já deu indícios de que pode até haver uma terceira parte. Se eles continuarem nesse ritmo, podemos até chegar a Velozes e Furiosos X, haha!
Mas o filme “É bão?”
Agora, vamos falar do filme em si. Mesmo eu, que não sou um fã declarado da franquia após o segundo filme, devo admitir que Velozes e Furiosos X é uma verdadeira explosão de ação do começo ao fim. Os 140 minutos de pura adrenalina não te dão nem um segundo de folga para pensar nos pequenos detalhes. É diversão garantida para os amantes de filmes de ação dos anos 80 e 90, e se você é fã da franquia, talvez o considere o melhor desde o terceiro filme.
Ah, e não posso deixar de mencionar a cena pós-créditos! Nela, o policial Hobbs retorna e acaba caindo em uma armadilha digna dos jogos mortais de Dante. Parece que Hobbs será o próximo alvo!
Não perca tempo, corra para o cinema mais próximo e embarque nessa aventura eletrizante com Velozes e Furiosos X. A diversão é garantida para todos!
Vídeo promo
Amante de games, salgados e pai do Marco.
Já troquei meu Super Nintendo por um Saturn.
Não tenho paciência para RPGs de turno e já fui muito bom no Kof 97, mas já desaprendi quase tudo 🥲
Ex membro idealizador do Podcast Paralello e ex host.
Atualmente: Faço parte do Portal @Supersoda
Vou aparecer por aqui escrevendo matérias quando me sobrar um tempinho nesta correria chamada “Vida adulta”.