Coincidência ou não, minha filha insistiu nesse Halloween que eu jogasse com ela Among Us, sim, vocês devem estar pensando “Somente agora??” , sim somente agora, sempre fui resistente para testar esse jogo, não gosto de jogar em telas de celulares, principalmente por causa do controle em tela tátil (isso me incomoda um pouco).
Mas vamos ao que interessa, fui surpreendido pelo jogo, minha filha me explicando como deveria jogar e qual a finalidade (que todos vocês já conhecem), porém algo me chamou a atenção em um dizeres dela. “- Papai você deve achar quem é o traidor na nave!” , no jogo quando você suspeita de alguém convoca todos em um “Reunião” e ai tem a votação de quem jogar no espaço profundo, no caso pode ser o traidor… ou não.
Quando joguei com ela, veio um flashback em minha mente, já isso em algum lugar.
1- Uma equipe que deve efetuar funções especificas
2- Um alien entre eles matando um a um
3- Desconfiança na equipe (Quem será o traidor??)
4 – Uma reunião para decidir quem é o alien e elimina-lo
Logo veio em minha mente um filme, The Thing de John Carpenter(1982) esse filme saiu no cinema na mesma época que o filme do ET, mas não foi campeão de bilheteria na época(Até faz sentido, as pessoas preferiam ver um filme onde um garotinho de bom coração precisa ajudar um alien “carismático” a voltar para o planeta natal em vez de assistir um filme onde cientistas alocado na região mais gelada do planeta Terra encontra um alien sanguinário.)
As semelhanças do filme The Thing ou Enigma do outro mundo (nome dado ao filme no Brasil) , conta a historia de um grupo de cientistas na região remota da Antártida se deparam com um helicóptero atacando com um atirador um cão em fuga , o helicóptero sofre o acidente e o grupo de cientistas acolhem o cão.
Esse é o inicio do The Thing, após o acolhimento do cão, coisas estranhas começam a acontecer, um a um são eliminados os cientistas pelo alien , que consegue se mutar nos cientistas juntamente com a suas memórias, o filme é estrelado por Kurt Russel ( Crônicas de Natal, Os aventureiros do bairro proibido), Thomas Kent Carter ( O Mike da série Punk a levada da breca).
Among US segue a mesma premicia fatores muito coincidentes com o filme, que apesar do jogo se passar em uma nave e o filme na Terra, todos os itens batem um com o outro.
Em certo momento do jogo, quando alguém é assassinado qualquer um dos jogadores ,pode pressionar o botão de emergência no centro da nave (inclusive o traidor) , nesse momento todos se reúnem e em uma votação “democrática” é decido que devem se jogado ao espaço com traidor (alien) ,no caso pode ser o alien ou um inocente! ?
Não vou falar muito do filme , pois apesar de passar na Sessão da Tarde direto antigamente, muitos de vocês podem não terem o assistido , o filme tem grandes efeitos especiais(pela época era sensacional) , principalmente a mutação grotesca do alien.
Saiu um “remake” em 2011 com o titulo brasileiro de “A Coisa” (finalmente o titulo traduzido certo ), porém como dica da Area78 assista primeiro o filme de 1982 e depois o de 2011, você irá compreender depois ?.
Enfim finalizando, é incrível como certos jogos utilizam as idéias de alguns filmes, principalmente filmes da década de 80, não que seja ruim pelo contrário é um modo de nós revivemos nossas nostalgias, e devo isso a minha filha ?
Nota. Among Us é gratuito para Android e IOS , e existem versões para XBOX, PS4 e Nintendo Switch (versões para compra).
E aí, pessoal! Meu nome é Caio Nery e sou um Analista de Sistemas gamer, apaixonado por cinema e pai de uma princesa linda. Meu hobby favorito é jogar videogames, desde os clássicos do Atari até os mais modernos e avançados.
Além disso, eu sou um grande fã de quadrinhos, desenhos, animes e filmes dos anos 80 e 90! Adoro mergulhar na nostalgia e relembrar as histórias que marcaram a minha infância e adolescência.
Também sou um dos integrantes do Podcast Paralello! Lá, eu falo sobre tudo o que mais amo: games, filmes, TV e muito mais! Sempre trazendo temas atuais e também nostálgicos.! Venha nos ouvir!
Podcast Paralello
https://linktr.ee/podcastparalello