Reka! uma atmosférica aventura com a lendária bruxa baba yaga
Introdução Introdutória
Um game de aventura e exploração no qual você controla a jovem garota Reka, uma das poucas pessoas com coragem suficiente para adentrar a floresta de uma região inóspita. Lembrando que essa review só existe graças à nossa parceira do canal, a Nuuvem, que junto ao dev Emberstorm Entertainment e à distribuidora Fireshine Games, agradeço pela oportunidade e vamos para a review!
Reka
Primeiramente, uma explicação sobre a ideia do jogo: Reka é um jogo atmosférico, se posso chamar assim. A base do jogo é praticamente toda em uma floresta na região de Kopnik; você não chega lá sem entender muito sobre onde está e sobre a região. Descobre que existe uma anciã que vive na floresta da cidade, onde alguns dizem que ela é uma bruxa e outros afirmam que é apenas uma velha qualquer. O jogo possui vários estilos, começando com um jogo de aventura e um pouco de terror por ser uma floresta realmente inóspita, mas depois transita para um lado mais de cozy game, como um Stardew Valley, um jogo de construção de casinhas e coisas do tipo. Você não tem muito com o que temer, pois a bruxa é mais uma presença do que uma ameaça.
Gráficos
Graficamente falando, o jogo é lindo. Ele usa um estilo mais antigo que, apesar de ter poucos detalhes, consegue fazer regiões extremamente belas. Por ser uma floresta que geralmente é “tudo igual”, em Reka é possível notar que foi feito um trabalho peculiar na forma como a floresta é viva. Talvez eu mudasse alguns detalhes, como, por exemplo, itens coletáveis, que são meio… grandes. Não me entenda mal, sei que precisam ser visíveis, mas acho que poderiam ser um pouco menores. Um cogumelo, por exemplo, é do tamanho de uma cabeça, e isso destoa um pouco do cenário geral do jogo.
Trilha Sonora e Sons Gerais
Essa é uma parte que achei bem simples e que poderia ser um pouco mais trabalhada. Não digo que é mal feita, mas enquanto jogava não percebi que era extremamente marcante, exceto por uma música em específico que fiz questão de procurar o nome: “Excitable Spirits”, que é ultra animada e um pouco fora do estilo do jogo, mas é muito boa. No geral, você ouvirá sons de ambiente e algumas músicas bem simples de fundo que funcionam.
Qual é o seu nome? Reka
Reka é um jogo sobre uma bruxa de um folclore que realmente existe, feito de uma forma interessante. Logo no início, uma das coisas que você aprende a fazer é um ritual e descobre que é uma das pessoas compatíveis com ele. É um pouco estranho em alguns pontos, pois Reka não questiona nada do que acontece; ela praticamente aceita tudo. Mas, conforme o jogo avança, você entende melhor o porquê disso. Não é muito bem explicado, mas é compreensível. Você possui um mundo praticamente inteiro para explorar “da forma que quiser” (detalhe para as aspas, pois o jogo impõe algumas barreiras, como quando você chega em um mapa muito frio e não sabe, sei lá, usar uma tocha ou roupas de frio). Lembre-se de que você é uma aprendiz de bruxa que acabou de fazer um ritual para dar pernas a uma casa, então são barreiras mais criativas. De forma geral, eu nem diria que Reka é um jogo focado na história, mas sim no ambiente e em como Reka interage com as pessoas da vila, ajudando-as com seus pequenos problemas, o que é bem legal de se ver.
Considerações Finais
Apesar de simples, Reka é um daqueles jogos cuja experiência o torna único. Com conceitos simples e um mundo que à primeira vista é um pouco vazio pela desculpa de “tem uma bruxa na floresta, ui, temos medo”, ele ainda consegue ser um jogo aconchegante de se jogar. Porém, ele sofre muito com spoilers, pois não consigo ver uma rejogabilidade para o game, o que o torna um “jogo de uma jogada só”, que dificilmente você revisitaria. Muita gente leva isso em consideração ao comprar um jogo. Eu, pessoalmente, acho que Reka é um game barato e vale seu preço. Ele cumpre bem seu papel e, se você curte jogos no estilo mais lento de exploração, certamente ele é para você.
Reka está disponível atualmente apenas para PC.
Olá me chamo Roberto mais conhecido como Abzzu, atualmente sou streamer e criador de conteúdo pela Nuuvem e pelo visto um colunistas da área78 agora! Jogo a pelomenos 20 anos então acho que tenho uma boa visão do mundo dos games para passar!
Descubra mais sobre AREA 78
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Average Rating