Sexta de Aluguel – Breath of Fire IV– (Playstation 1)

AREA 78 | Sexta de Aluguel – Breath of Fire IV– (Playstation 1)

Quem diria que, ao olhar os CDs de Playstation e encontrar um jogo que em sua capa temos o protagonista e o vilão do jogo, poderíamos encontrar um dos melhores jogos e com os gráficos mais bonitos que encontraríamos no Playstation. Markinhos aqui no Área 78 mais uma vez e no sexta de aluguel carnavalesco, alugaremos um RPG lendário onde o protagonista até se transforma em Dragão, vamos falar de Breath of Fire IV.

Lançamento:

Breath of Fire IV: The Unfading Ones foi lançado para Playstation no Japão e América do Norte no dia 27 de abril de 2000, e na Europa no dia 3 de agosto de 2001. Uma versão para computador foi lançada na Europa e no Japão em 2003. Breath of Fire IV é o quarto jogo da saga Breath of Fire, que foi desenvolvida pela Capcom. Projetado por Makoto Ikehara e Tatsuya Yoshikawa, a sequência ganhava seu quarto jogo, e até aquele momento o mais belo já lançado.

A Jornada:

A jornada se passa em um mundo com dois continentes, separados por um oceano de areia. Na tradição de Breath of Fire, os protagonistas têm o mesmo nome, e neste também mantemos Ryu e Nina, mas note, todos os protagonistas são diferentes de um jogo para outro.

Sobre os continentes temos: o Império Fou, continente do oeste, e a Aliança do Leste, e o continente do leste. Continentes que agiram de forma independente por anos, pois não tinham contato entre si. Mas, logo após o contato, este contato que só foi possível através de barcos, que navegavam pela areia, chamados de Sandflier, surgiu uma guerra brutal entre ambos os continentes. Mesmo com essa guerra, não houve um vitorioso durante a guerra inteira, usando todas suas forças e recursos naturais na batalha. A guerra continuou por muito tempo até que os dois continentes ficaram sem recursos. Um ano depois, a princesa Elina de Wyndia, subitamente desapareceu perto da cidade de Synesta, e sua irmã, a princesa Nina, juntamente com Cray, seu guardião, embarcaram em uma jornada para encontrá-la.

Jogabilidade:

A série de RPGs da Capcom fez frente a muita empresa grande com esse jogo, trazendo o clássico do JRPG, sua equipe de 3 personagens, mas com reservas que podem ser trocadas no momento das batalhas enfrentando outras equipes, no estilo JRPG onde cada um tem seu devido turno. Com muita classe e gráficos estonteantes, onde você observa no mínimo detalhe o quão bom esse jogo é, a fluidez de cada golpe, e as formas de aprendizado que cada personagem pode ter com suas habilidades novas.

AREA 78 | Sexta de Aluguel – Breath of Fire IV– (Playstation 1)

E falando em personagens, vou descrever um pouco do nosso querido vilão:

Fou-lu: Unificou o continente ocidental sozinho, com seus poderes paranormais. Fou-lu se tornou o primeiro imperador do Império Fou há alguns séculos. Apesar de sua aparência jovem, ele possui uma dignidade mística. Dizem que ele previu sua própria ressurreição enquanto partia deste mundo.

Eu sei que ele divide opiniões, mas tem um grande pessoal que ama Fou-lu e faz jus, devido à sua imponência e poder de ataque. Cuidado quando enfrentar ele, tenha certeza de estar com um bom nível e com equipamentos fortes o suficiente.

Não podemos deixar de falar de nosso protagonista Ryu:

Ryu: Este que não usa Hadouken ou muito menos Tatsumaki senpu Kyaku é nosso protagonista central da história. Ryu encontra Nina enquanto está inconsciente em uma cratera, pois ele é um membro dos Endless, convocado ao mundo por um feitiço imperfeito realizado pelo império Fou. Possuindo o Olho de Dragão, que lhe confere habilidades incríveis para se transformar em um dragão e invocar outros dragões.

Recepção:

AREA 78 | Sexta de Aluguel – Breath of Fire IV– (Playstation 1)

Breath of Fire 4 foi muito bem recebido no Japão, ganhando nota alta da revista Famitsu, e ganhando o selo “Playstation the Best” da Sony, o que lhe permitiu o relançamento do mesmo em 2002. Já na América do Norte e Europa, a resposta não foi nada diferente, ganhando notas altíssimas tanto por sua jogabilidade quanto por seus gráficos, ficando frente a frente com Final Fantasy IX em questão de popularidade entre os fãs de RPG.

AREA 78 | Sexta de Aluguel – Breath of Fire IV– (Playstation 1)

Notas Finais:

Para todo fã de um bom RPG, Breath of Fire IV é parada obrigatória, diversão garantida até hoje, pois mesmo que a câmera em alguns momentos possa incomodar, a jogabilidade e os gráficos deste jogo são magníficos, hoje em dia infelizmente a série está em baixa em conjunto com a Capcom, mas é sempre bom lembrar e recordar de jogos maravilhosos. E você está preparado para se tornar Dragão com o Ryu, ou se tornar o vilão mais poderoso do jogo com Fou-lu? Conte para nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *