Sexta de Aluguel – Super Hang On / Mega Drive

AREA 78 | Sexta de Aluguel – Super Hang On / Mega Drive

Fala galerinha, como vocês estão? Bora pegar a moto e sair por aí pilotando por mais de 200 km/h? Hoje, é um dos clássicos mais gostosinhos de se jogar que existe. Iremos alugar Super Hang On de Mega Drive. Super Hang On era tranquilamente um dos jogos que mais aluguei na Scorpion Games quando estava disponível na prateleira. Chegava e olhava à capa do jogo, e me maravilhava com a arte, por mais que simples um piloto de moto pilotando em alta velocidade, mas muitos jogos eram alugados com esse critério, no olhar da capa e já imaginando o que poderia estar no cartucho.

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Super Hang On foi lançado no ano de meu nascimento, 1989, que também tivemos o lançamento do Mega, não sendo clichê, mas Super Hang On nada mais é do que um port do jogo dos Arcades. A conversão feita para o Mega Drive tem seu charme, mesmo com a velocidade do jogo sendo bem mais baixa do que a do jogo originalmente criado para o Arcade, devido claro à potência do videogame. Mas acredite e confie, o jogo é ótimo.

Comparação Arcade vs Mega Drive – Créditos: Canal VCDECIDE

A proposta simples do jogo é ir de um ponto a outro passando em checkpoints no menor tempo possível, tentando claro não bater em nenhuma placa, ultrapassando outras motos, simples assim. Super Hang On de Mega em seu título dá a opção de dois estilos de jogo, Arcade e Original Mode.

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O Arcade Mode você escolhe onde quer jogar, você tem a opção de 4 circuitos que de verdade eram os continentes, ou seja, África, Ásia, Europa e Américas. Selecionado o circuito para pilotar poderíamos escolher 4 faixas de música que iriam se repetindo até o final do circuito, as faixas são a primeira Outride a Crisis clássica e atemporal, a segunda faixa Sprinter que tem uma pegada mais eletrônica, a terceira faixa Winning Run com muito teclado expressa velocidade, mas com alguns momentos de tensão na música, e a quarta e última faixa Hard Road outra música atemporal.  Os compositores das músicas de Super Hang On são Koichi Namiki, Sachio Ogawa, Katsuhiro Hayashi e Hiroshi Kawaguchi. Friso que para 1989 essa galera fez obra de arte musical com o que tinha e para o console que fizeram as músicas, vale muito a pena ouvir tanto a versão de Mega Drive quando a versão de Arcade, são maravilhosas.

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Em sua tela de jogo, após escolhermos o circuito e a música, temos todas as informações possíveis, desde a velocidade, local, tempo percorrido, início, fim e pontuação. Como o port se tratava de um jogo de arcade o mesmo no Mega Drive seguiu as diretrizes e apenas o player 1 joga, e assim você tem a pontuação para disputar com alguém e deixar salvo no cartucho.  Para um jogo de 1989 o jogo é muito bonito, tem traços bem desenhados, e deixando claro cada continente onde estamos pilotando nossa moto, podemos ver ao horizonte desde prédios no continente americano, a desertos de areia no continente africano, continente asiático um pouco mais montanhoso e o europeu também com suas construções arquitetônicas.

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A segunda opção de jogo é o Original Mode, exclusivo da versão de console, onde você tem um Rival e deve ganhar dinheiro em uma melhor de dez corridas, onde ganhando as corridas você comprava itens para melhorar a sua moto e assim continuar seguindo nas corridas. Aqui era marcada a quantidade de vitórias e derrotas contra seu rival, uma forma de inovar no jogo, para que não ficássemos apenas no modo arcade e assim poderíamos ter uma maior longevidade ao jogo. As pistas do modo original têm a seguinte sequência:

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1: Circuito Ao longo da Praia, onde o mais difícil é acostumar com a velocidade não tão grande da moto e o peso da mesma.

2: Circuito Desértico, um circuito sinuoso demanda bom manejo de curvas em baixa velocidade.

3: Circuito ao Entardecer, não tão sinuoso quanto o desértico, mas demandando atenção as curvas em alta para não se perder facilmente.

4: Circuito ao Entardecer, aqui necessita muita técnica, de nada vale a velocidade alta aqui, pois devemos guiar ao limite sempre.

5: Circuito da Cidade, aqui vale muito a pena não bater de forma alguma sua moto, esse circuito exige muito a resistência de sua moto.

6: Circuito Noturno, invista o que você puder em uma moto de alta velocidade, aqui temos as melhores curvas de alta do jogo todo.

7: Circuito Desértico na cidade, o estreitamento da pista vai levar você ao máximo do cuidado, evite bater nos outros competidores e use seu nitro sempre que houver uma ótima oportunidade.

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Ainda me impressiono com o fato deste jogo ser do início dos anos 90 e ser tão bonito, e não é querendo enxergar com os olhos da época, mas sim ter noção da dificuldade daquele momento, ter um jogo que conseguisse passar isso ao jogador na época. Joguei Super Hang On já no fim dos anos 90, por volta de 98, 99, onde ganhei meu Mega Drive e alugando o cartucho, me apaixonei na hora, jogava literalmente todos os circuitos ouvindo Outride a Crisis.

Como escrevi acima, a proposta simples do jogo cativa, há momentos onde apenas queremos não nos desafiar, mas passar um bom tempo de qualidade à frente do game, e Super Hang On faz isso muito, e muito bem!

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