Segunda sexta do ano, e com toda certeza você que joga um videogame deve estar fazendo aquelas promessas. Vou jogar o jogo tal, vou zerar o jogo Y, vou platinar ou pegar todas as conquistas do jogo X. Eu sei, também fiz as minhas, e a mais importante de todas será zerar algum Zeldinha, e para começar ainda melhor o ano, vamos de aluguel, Zelda a Link to the Past de Super Nintendo!
O Elo com o Passado:
Terceiro jogo da franquia Zelda, lançado no Japão em 1991 e nos Estados Unidos em 1992, estamos em Hyrule, controlando o herói Link em um mundo gigantesco de fantasia. Mesmo deixando claro que seguimos o caminho do herói em busca de salvar a princesa, Link to the Past traz inovações perante os jogos já lançados da franquia Zelda. A Link to the Past é um dos jogos mais vendidos e aclamados de Super Nintendo, chegando a ser selecionado pelos editores da IGN como o 11º colocado em uma lista de 100 melhores jogos de Super Nintendo.
Enredo:
Nossa jornada inicia quando um malvado feiticeiro chamado Agahnim, este que mata o rei de Hyrule e aprisiona os descendentes dos grandes sábios no Mundo das Trevas, além de se apoderar do reino. Link recebe uma mensagem telepática da princesa Zelda, que diz que ela está trancada no calabouço do Castelo de Hyrule. Quando Link se infiltra dentro do castelo, ele encontra seu tio mortalmente ferido, tio esse que havia saído antes para tentar salvar a princesa. O tio de Link o informa para resgatar a princesa Zelda de sua prisão, dando-lhe sua espada e escudo, e assim iniciamos a nossa jornada do herói. No jogo, Link pode viajar a partir do Mundo das Trevas para o Mundo da Luz, A Link to the Past, que explora as diferenças estruturais entre o mundo da luz e da escuridão, como Link poder viajar para áreas inacessíveis em um mundo deformando a partir de locais paralelos, mas acessíveis em outro mundo.
Desenvolvimento:
O desenvolvimento inicial de um novo jogo da franquia Zelda iniciou-se em 1988, mas um ano mais tarde foi projetado para o mais novo console da Nintendo, o Super Famicom no Japão e o Super Nintendo no Ocidente. O roteiro do jogo foi escrito pelo estreante na série Kensuke Tanabe, enquanto Yoshiaki Koizumi foi o responsável pela história de fundo que é explicada no manual de instruções do jogo. Já a localização de idioma inglês incluiu mudanças, a alteração foi a remoção de referências religiosas em conformidade com as diretrizes de conteúdo da Nintendo of America.
Trilha Sonora:
A trilha sonora de A Link to the Past foi composta por Koji Kondo. O tema overworld de The Legend of Zelda (“Hyrule Overture”) retorna em A Link to the Past, refeito em um novo estilo. O tema também é destaque em “Light World Overworld” e em “End Credits”. A Link to the Past ajudou a estabelecer o núcleo musical da série Zelda, exemplo “Hyrule Overture”, muitos temas recorrentes dos jogos Zelda vêm de A Link to the Past.
Dica de ouro A trilha sonora de The Legend of Zelda: Sound and Drama, foi lançada pela Sony Records no Japão em 22 de junho de 1994. O primeiro disco apresenta versões de uma seleção de temas reorganizados do jogo, juntamente com uma faixa bônus de drama. O disco dois são os arranjos originais para A Link to the Past e aqueles do jogo original The Legend of Zelda, do Famicom.
Comandos:
Link é capaz de realizar diversas ações, como pular de penhascos para nadar, empurrar e levantar objetos, e usar uma variedade de ferramentas, armas, armaduras e escudos.
Botão A: O botão A tem muitos usos. Mas ele é usado para correr depois que você obtém as Botas de Pégaso, falar e levantar coisas. Ele tem vários outros usos também, como ler placas.
Botão B: Quando você aperta o Botão B, isso fará com que Link ataque com sua espada. Em Link to the Past, você pode apertar e segurar o botão B para liberar um ataque giratório mais poderoso.
Botão X: O botão X, quando pressionado, permitirá que você visualize os mapas que você tem, como o mapa do mundo superior. Locais e itens importantes são frequentemente marcados no seu mapa.
Botão Y: O botão Y permitirá que Link use um item de inventário. Na subtela de inventário, você pode atribuir um item ou arma para usar.
Select: Ao pressionar, um menu aparecerá permitindo que você salve seus dados e encerre o jogo.
Start: Quando pressionado, a subtela aparecerá, permitindo que você escolha entre os itens do seu inventário.
Aluguéis e Nostalgia:
A franquia Zelda é lendária, mas tão lendária que hoje em dia ainda traz novos jogos, com muitas inovações, que batem de frente com muitos jogos com muito dinheiro investido. Por se tratar de um RPG, dificilmente você conseguia ver alguém jogando nas locadoras que tinham os videogames no local, a galerinha que pagava a hora. Já quem alugava o jogo e levava para casa tinha até ali um certo tempo para entender do que se tratava o jogo. Comigo não foi nenhum pouco diferente, mas era bem difícil ver a caixinha do Zelda na locadora, e com toda certeza a galera já alugava cedo para não perder, ou do jogo ser tão divertido e cativante que a galera comprava já após ter alugado ao menos uma única vez.
Hoje, possuir um Zelda A Link to the Past completo é artigo raro, e muitas pessoas ainda procuram para ter em suas coleções. Viver essa jornada mágica de um herói com sua espada e escudo, entrando em dungeons, buscando salvar não só mais a princesa Zelda, mas sim o mundo é fascinante, e a Nintendo soube como criar um de seus melhores jogos para o Super Nintendo.
E você já jogou A Link to the Past? Conte para a gente!
Sou Markin, um apaixonado por videogames desde os 8 anos de idade. Com uma predileção por jogos nostálgico.Meu amor por Valkyrie Profile é incomparável, transformando cada sessão de jogo em uma jornada épica. Comigo a nostalgia se transforma em experiências imersivas e emocionantes. Sou um verdadeiro guardião dos clássicos, pronto para compartilhar minha paixão pelos videogames!