SEXTA DE ALUGUEL: Street Fighter Alpha 2 – Sega Saturn

Read Time:5 Minute, 24 Second

Fala, rapaziada! Mais uma sexta de aluguel, e hoje vamos para o melhor do melhor!
Lançado em 1996, hoje vou indicar para aquele aluguelzinho o Street Fighter Alpha 2. Mas, Marquinhos, esse jogo pode ser jogado de várias formas, nem é necessário alugar. Sim, eu sei, mas hoje vou comentar sobre o Street Fighter Alpha 2 para Sega Saturn, uma das melhores conversões existentes do jogo de arcade.

Bem, não é preciso falar muito sobre a forma Street Fighter de ser, um dos mais famosos jogos de luta existentes, mas o Alpha 2, na minha opinião, é o melhor dos mundos. Por que digo isso? Porque você tem uma tela com personagens icônicos da franquia, uma velocidade agradável para o jogo, gráficos muito à frente do seu tempo e um bom balanceamento dos personagens. Claro que não vou deixar de comentar que fui campeão de Street Fighter Alpha 2 nos tempos de faculdade. O Ken do pai aqui era muito forte!

Falando um pouco da arte do jogo, sua capa é icônica. Sério, não há como não se impressionar com Ryu e Akuma (ou Gouki, como preferir), se encarando na capa do jogo, com o reflexo da Sakura ao fundo. Uma das artes mais lindas já feitas para um jogo de Street Fighter.

Ainda em tempos de locadora, mais uma vez venho mencionar a Scorpions Games de Itapevi. Essa capa na área reservada apenas para Saturn quase não existia, era muito raro de se ver. O motivo era mais que óbvio: o jogo era ótimo. O mais cedo que você chegasse na locadora, você o alugava. Onde a Scorpions Games funcionava, não havia TV com consoles para jogar na hora.

Falando do jogo em si, e especificamente do Street Fighter Alpha 2 de Saturn, mesmo sabendo das divergências e escolhas da Sega ao longo de sua vida, temos que mencionar que alguns ports efetuados para seus videogames beiram a perfeição. Exemplo: Marvel Super Heroes vs. Street Fighter, que em sua versão de Saturn tem a opção de troca de personagem, e no PlayStation 1 não há essa opção. Ou seja, a conversão de Street Fighter Alpha 2 para Saturn é o primor do primor, jogaço até hoje, garantia de diversão a qualquer momento.

A introdução do jogo é magnífica, mostrando os personagens, desde Akuma, Chun-Li, Dan e, em seu final, Ryu e Ken carregando cada um seu Hadouken. Sabemos que, diferentemente do arcade, nesta versão de Saturn temos os loadings, que só quem viveu os anos 90 e 2000 com Saturn, PlayStation 1 e 2 e outros, sabe muito bem como era aguardar o loading para iniciar alguma partida. O som agrada muito, até mesmo a versão das músicas do jogo no Saturn. Você percebe uma nítida diferença no tom das músicas, mas ainda continua muito belo.

Sobre o Alpha 2, temos uma quantidade bem considerável de personagens, 18 no total, e 20 cenários, onde o jogo continua o enredo de Street Fighter Alpha: Warriors’ Dreams, que é um prequel da série Street Fighter II em termos de enredo e cenário. Dentre os lutadores, temos anteriormente secretos como Dan, Akuma e Bison, que agora também podem ser escolhidos juntamente com outros cinco novos lutadores: Sakura, Rolento, Gen e os clássicos Dhalsim e Zangief.

Vale a pena ressaltar que o primor foi tanto que o meu estágio favorito no jogo é o da Austrália, onde você ficava literalmente em um campo com um gramado muito alto, com raios ao fundo, um dos estágios mais lindos que já vi em games, e o mais legal é que este estágio foi remasterizado para o Street Fighter V, agora chamado de Field of Fate.

A jogabilidade é fluida, uma das melhores conversões feitas do arcade para um console caseiro. Street Fighter Alpha 2 vai além das expectativas em seu gameplay. Não há atrasos dentro do jogo, é o mais perto que se pode ter de um fliperama dentro de casa. O jogo em si consiste em oito partidas com oponentes controlados pelo computador, incluindo um oponente final fixo cuja identidade depende do personagem selecionado pelo jogador. Cada personagem também tem um “rival” secreto que eles podem enfrentar durante o modo single-player depois de cumprir certos requisitos, nos quais o rival interromperá uma das partidas regulares do jogador e trocará diálogos com o personagem do jogador.

Exemplos de rivalidades: Ryu tem como rival a Sakura e seu confronto final é com Akuma. No caso da Sakura, o rival dela é Sagat, mas seu confronto final é com Ryu. Outro exemplo é Charlie Nash, que tem como rival de batalha Rolento, e seu confronto final é contra M. Bison/Vega.

Dicas para seleção de dois secretos de peso, Evil Ryu e Shin Akuma:


Habilitar Evil Ryu – Destaque Ryu na tela de seleção de personagem no modo arcade e mantenha pressionado Start por 1 segundo. Em seguida, mova para a direita, para cima, para baixo e para a esquerda. Isso deve fazer com que você volte a destacar Ryu. Em seguida, pressione e mantenha pressionado Start e qualquer botão.

Habilitar Shin Akuma – Destaque Akuma e, em seguida, mantenha o botão Start pressionado por um segundo. Agora pressione Baixo, Baixo, Direita, Baixo, Direita, Baixo, Baixo, Baixo, Esquerda, Baixo, Esquerda, Baixo, depois mantenha pressionado Start e pressione qualquer botão de soco ou chute.

A versão do Saturn é uma das versões que contém os personagens EX Zangief e EX Dhalsim da versão americana do arcade. E também na versão do Saturn temos o modo Survival, assim como Art Gallery.
Até hoje, quando posso, jogo tranquilamente o Street Fighter Alpha 2, mas hoje preferi fazer aquela menção mais que honrosa à versão de Saturn, para além de exaltar um pouco o console que era muito bom para jogos 2D, principalmente de luta, mostrar a conversão maravilhosa que a Sega fez para o console.

Não posso esquecer a menção ao meu amigo Felipe Brito da Silva, que me ajudou muito no treinamento para o torneio disputado entre faculdades. Se não fosse o treino quase diário, eu não teria conseguido.

E você, gosta de Street Fighter Alpha 2? Já conseguiu jogar esse jogaço de Saturn? Conta aí para a gente se você chamaria a galerinha das antigas, colocaria o CD no Saturn e passaria o dia jogando Street Fighter Alpha 2.

Street Fighter Alpha 2

  • Sistema: Sega Saturn
  • Publisher: Capcom (Japão, EUA), Virgin Interactive Entertainment (Europa), Wooyoung System (Coreia do Sul)
  • Desenvolvedora: Capcom
Happy
Happy
50 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
50 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
100%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

3 thoughts on “SEXTA DE ALUGUEL: Street Fighter Alpha 2 – Sega Saturn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous post Marvel’s Midnight Suns: Jogo gratuito na Epic Games